Prefeitura recebe pedido de apoio à Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus
O prefeito Newton Lima recebeu na manhã desta segunda-feira (20) uma comissão composta por funcionários e dirigentes da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, o presidente do Sintesi, Raimundo Santana, e dos vereadores Reynaldo Oliveira e Marcos Flávio Rhem. Na pauta as dificuldades financeiras da instituição, inclusive com o atraso do pagamento de servidores e fornecedores. Também participaram da reunião o secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne, e o secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia.
Entre as reivindicações feitas pela Comissão está um auxilio financeiro emergencial à Santa Casa, além dos repasses normalmente realizados. Salientou o secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne, o comprometimento em se manter em dia com todos os prestadores da saúde, fato que vem ocorrendo com êxito. “Destacamos que o município não está em débito com a Santa Casa e nem com nenhum prestador do SUS”, afirma Ronaldo.
Além dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde, a Santa Casa também recebe o repasse por produtividade, ou seja, pagamento de serviços referentes à produção ambulatorial e hospitalar, tais como consultas, internações, exames e cirurgias. Esse pagamento é realizado com base nos valores da tabela SUS e, após a prestação do serviço, é feita a auditagem pelo Departamento de Auditoria para pagamento, com emissão de nota fiscal do serviço. Todos estes pagamentos estão sendo realizados mensalmente com normalidade.
O prefeito Newton Lima salientou que o município é sensível à causa da instituição, mas indicou que a receita disponível atualmente já estaria comprometida com outros pagamentos agendados. No entanto, o município envidará esforços em viabilizar apoio com os recursos programados para serem liberados ainda este mês. O secretário da Saúde também se comprometeu em acelerar o processo do pagamento por produtividade dos serviços realizados para o SUS.
Uma nova reunião foi agendada ainda para esta semana, com a participação do Município, Sindicato e Santa Casa, para uma definição de como poderá ser feito o aporte financeiro. Na reunião, os presentes foram unânimes em ressaltar a necessidade de um planejamento administrativo urgente para a Santa Casa, a fim de manter o funcionamento desta importante instituição para Ilhéus.